Você é velocista ou maratonista?

As competições de atletismo na TV chamam muito atenção pela diversidade e a diferença entre o porte físico dos atletas. Quando a gente vê aquele pessoal correndo os famosos 100 metros rasos que consagrou Usain Bolt, a gente nota a capacidade desses caras e dessas mulheres de imprimirem uma velocidade absurda num curto espaço de tempo.

Repara pra você ver a quantidade de músculos que saltam aos olhos durante a corrida em câmera lenta. É um negócio surreal! Tamanha força que o atleta faz pra dar a arrancada e pra seguir adiante até cruzar a linha de chegada que está logo ali, há 100 metros dele. Esses atletas que realizam atividades de explosão, de curta duração são os famosos velocistas. Eles querem força, potência, resultado imediato. Descarregam toda a energia nas pernas, nos braços, na cabeça, em 30 ou 40 segundos. E por isso são considerados atletas mais fortes, com aqueles abdômens trincados, pernas e braços torneados… são, literalmente, fortes.

Visualmente falando fica fácil separar um velocista de um maratonista. Aquela pessoa que passa duas horas ou mais correndo, que muitas vezes, se separa do pelotão. Segue firme dando passadas a 20km/h. Aquele ou aquela atleta magro, quase esquelético, com poucos músculos, fininho(a) de cima embaixo. Esse aí é o corredor de resistência. Ele faz pacientemente o caminho da prova, segue no ritmo do coração os compassos que vão levar até o último quilômetro da prova.

Os dois tipos de atletas tem características muito diferentes. São corredores, mas são muito, muito distintos. Tudo que eles fazem, desde o treino até o biotipo não se parecem em nada.

Veloz ou constante? Que tipo de corredor é você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =